(11) 3832 9100

 

Todos nós sabemos que a pandemia e o isolamento irão mudar a maneira e as regras de se consumir a arte pessoalmente por um bom tempo, então a equipe do TEATRO UMC, resolveu ir em busca de novas saídas até tudo se normalizar.

Dessa maneira, com grande parte do público em casa, o uso de celulares, laptops, TVs e similares se tornaram veículos para a difusão da cultura e do entretenimento.

Pensando nisso, estamos produzindo novos conteúdos destinados às crianças: a CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 2020.

Tendo como referência, os “contos da carochinha” que os mais velhos sempre utilizaram com suas crianças para as manterem encantadas, curiosas e entretidas, utilizando linguagem leve, adequada e que prenda a atenção dos pequenos e pequenas. Foram criadas e adaptadas várias histórias :

(VEJA AQUI A SINOPSE DAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS 2020).

 

Este projeto que apresentamos busca trazer novas abordagens e novos conflitos a serem explorados para, por intermédio da arte:

  • Incentivar a leitura de livros e convivência com os mais velhos, bem como discutir da maneira leve a presença digital na vida das pessoas (As Novas Aventuras do Sítio).
  • Falar sobre a convivência entre tecnologia e conservação dos recursos naturais, o esgotamento de fontes de água, o saneamento básico, a exploração consciente da natureza para obtenção de energia (Porquinhos no espaço).
  • Apresentar novos temas, que já fazem parte, praticamente, do cotidiano das pessoas, como, inclusão social e empoderamento feminino com leveza, sutileza e cuidado (O Clubinho das Princesas).
  • Trazer “conversas” que estejam mais próximas do nível de “modernidade” e “conhecimento de quase tudo” das crianças atuais, de forma a que a narrativa lhes desperte o interesse.

 

Várias inovações foram incorporadas à CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 2020:

 

  • Além da contadora ou do contador da história, recursos digitais e sonoros são utilizados para, na mesma tela, gerar um maior conteúdo visual e de interação online.
  • Cada um dos títulos apresentados são subdivididos em TEMPORADAS e estas em 6 episódios.
  • Cada título possui personagens específicos que evoluirão e estarão submetidos aos acontecimentos do enredo nos 6 episódios até o fim da TEMPORADA.
  • Cada Contação de História (episódio) possui cerca de 12 minutos. Portanto, em cada título teremos 6 episódios de 12 minutos aproximadamente. Os seis episódios, conectados, resultarão em 72 minutos de uma temporada.
  • Entretanto, cabe lembrar que cada episódio também funciona isoladamente, de modo que é possível fazer uma única Contação de História na plataforma digital do SESC.
  • Os três títulos citados podem ser disponibilizados via Streaming On Demand para serem acessados a qualquer momento ou então mediante lives.
  • Imagina-se como formato ideal para este projeto que o primeiro episódio seja realizado “ao vivo” com transmissão online. Após essa transmissão, anuncia-se o segundo episódio para a semana seguinte. A contação que acabou de ser exibida permanece disponível a partir da apresentação ao vivo, e, assim, sucessivamente, em seis semanas são apresentados os seis episódios da Temporada.

 

(VEJA AQUI A SINOPSE DAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS 2020).




× Como podemos te ajudar?