MOSTRA DE TEATRO SAM 1922

A última etapa.

O Teatro UMC recebe a Mostra de Teatro SAM 1922

Dando continuidade ao festival iniciado em julho, chegamos à última etapa de apresentações, com mais seis apresentações teatrais com temática voltada exclusivamente à Semana de Arte Moderna de 22.

Ingressos GRATUITOS para o público em geral. Escolha seu assento e reserve seu lugar no link COMPRAR.

O mesmo ingresso vale para as três sessões de cada noite, 19 de novembro, a partir das 20h e 20 de novembro, a partir das 19h

Tendo em vista tratar-se de variações e diferentes perspectivas acerca de um mesmo tema, conforme o olhar mostrado, os três espetáculos de cada noite serão realizados em sequência, com um breve intervalo entre cada apresentação.

Nesta última etapa do festival, a direção de todas as peças teatrais será de Elber Marques e Silvio Tadeu.

Abaixo, programação para o último fim de semana do festival, releases e serviços da Mostra de Teatro SAM 1922

Sábado, 19/11 a partir das 20h

1ª Apresentação:

Um Café Com Paulo Prado

Eis que surge um personagem pouco falado, pouco visto, mas que, sem ele, nada teria acontecido: o financiador do projeto, ou investidor, dependendo da ótica de quem o apresenta.

Esta apresentação teatral discute como o representante da oligarquia do café, Paulo Prado, se inseriu em meio aos modernistas e como estes o receberam de braços abertos.

Além disso, Paulo Prado não deve ser visto apenas como o principal mecenas da Semana de Arte Moderna, uma vez que foi, talvez, seu grande idealizador.

Talvez?

Sim. Talvez.

Elenco: Guilherme Gruber e Vince Vinnus.

2ª Apresentação:

MacunaMário

Mário de Andrade é um dos principais nomes da primeira geração modernista. Suas obras apresentam nacionalismo crítico, liberdade formal e valorização da linguagem coloquial. Macunaíma, seu livro mais famoso e uma das mais importantes obras do movimento é apresentado por ele próprio nesta peça teatral de maneira intimista, quase como se em um confessionário, revelando um pouco dos bastidores desta obra-prima.

Elenco: Tainan Pongeluppe

3ª Apresentação:

Quem Tem Medo de Monteiro Lobato?

Esta peça aborda o polêmico lado do autor, dentre tantas obras, dos clássicos livros acerca do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Monteiro Lobato, apesar de ser reconhecido como um gênio e que permanecerá para sempre como um dos grandes criadores da literatura nacional, com suas reconhecidas e indiscutíveis características de vanguarda, de todo o seu regionalismo e da denúncia da realidade brasileira presente em sua obra, acabou sendo rotulado como um anti-modernista.

Este espetáculo apresenta Lobato como um nacionalista convicto, no contexto de 1922, um crítico voraz da exagerada influência europeia sobre artistas brasileiros e sobre o meio cultural da época.

Além do seu declarado desgosto quanto às obras que fizeram parte da Semana de 22.

Elenco: Ronaldo de Lima, Vince Vinnus.

 

SERVIÇO

MOSTRA DE TEATRO SAM 1922

Espetáculos:

UM CAFÉ COM PAULO PRADO

MACUNAMARIO

QUEM TEM MEDO DE MONTEIRO LOBATO

Teatro UMC

Av Imperatriz Leopoldina, 550