O teatro na pandemia, sem público, transmitido pela internet, mas, ainda assim, teatro.
Tudo realizado ao vivo e no palco de uma sala de Teatro. Com todas as poltronas do público, vazias.
Um diretor e um produtor teatral se unem para repensar um espetáculo que, com grande elenco e produção, estrearia em março de 2020 mas acabou cancelado pelo advento da pandemia. Eles decidem continuar com o trabalho já feito, porém o adaptando ao “novo normal” ora vivido.
Assim, o mundo de Edgar Allan Poe, especialmente o mostrado nos contos A Máscara da Morte Rubra e O Corvo, será trazido ao palco numa montagem que privilegia o fantástico.
Confinamento, desinformação e prepotência de governantes poderosos e um sem número de mortes decorrentes de uma epidemia para a qual ainda não há cura são características de um conto de Edgar Allan Poe publicado em 1842: A Máscara da Morte Rubra.
Lá fora, a peste; aqui dentro, a loucura. Esta frase retrata o desvario diante de uma epidemia vivida no reino governado pelo Príncipe Próspero, que decide isolar-se com seus convidados em seu castelo para uma grande celebração, a acontecer intramuros do palácio, protegidos da realidade externa, na qual grassa a morte decorrente da peste.
Agora, apenas um ator viverá o príncipe, que acabará interagindo com os diretores, numa ação de metateatro. A encenação será complementada por trilha sonora e imagens projetadas feitas exclusivamente para proporcionar uma experiência “teatral”, ainda que numa transmissão online.


As obras A Máscara da Morte Rubra e O Corvo, são a base da dramaturgia do espetáculo, no qual, em um “palco-instalação” a partir do Teatro UMC, contracenarão o elenco diminuto, aliado a intervenções videográficas com grande influência do mundo das HQ`s, ressaltando elementos de suspense e do universo fantástico de Edgar Allan Poe, no qual as personagens/figuras criam jogos neuróticos e obsessivos.
A concepção cênica e dramatúrgica de POW! privilegiará encenações estilizadas, performáticas e com grande apelo visual, utilizando o vídeo como fonte de luz e reverberação inconsciente das personagens.

 

FICHA TÉCNICA
POW!

Baseado livremente na obra de Edgar Allan Poe

Direção, dramaturgia e iluminação: Silvio Tadeu DRT 46.219

Elenco:

Rafael Grisoste – DRT 45100- SP

Adriano Klingelbt – DRT 43848-SP

Silvio Tadeu DRT 46.219

Direção de Arte, figurinos e maquiagem: Yasmin Bata

Música/Trilha Sonora : Tales Augusto

VideoCenário/Trilha de Imagens: Matheus Papp

Operação de som e Luz: Renan Souza

Desenhos/HQ: Jota Gê

Realização: Mov Produções