(11) 2574-7749

 

Oficina de iniciação teatral para crianças

O Projeto:

Esta oficina visa o despertar dos alunos para o lúdico do teatro, utilizando como instrumento jogos teatrais, brincadeiras de roda, leitura de livros infanto-juvenis e poesia, contação de história, canto e cantigas populares, dança, trabalho de colagem e desenho, além da montagem de um espetáculo, ao fim do semestre. A idéia é que, através da oficina, os alunos ganhem autonomia criativa e se expressem de forma mais ampla e se sintam mais livres para expressar suas opiniões e sentimentos. Além disso, a oficina foca em proporcionar a interação entre as crianças, desenvolvendo nelas a noção de diversidade, além da importância do trabalho em grupo e a consciência do coletivo. Os temas tratados serão a infância, a escola em que estudam, a família, o respeito com a natureza e a relação prévia que eles possuem com as artes em geral, especialmente com o teatro e por consequência, a literatura.

 

Objetivo:

A oficina de Iniciação teatral tem como objetivo:

– Introduzir os alunos no universo cênico em suas especificidades;

– Ativar a relevância do teatro para a cultura brasileira;

– Proporcionar a experiência do trabalho coletivo, bem como alimento a importância deste;

– Despertar a criatividade de cada criança;

– Potencializar a capacidade de comunicação entre os próprios alunos e também individualmente;

– Despertar a valorização e o respeito pela natureza;

– Introduzir os alunos no mundo da leitura;

– Despertar o interesse pela cultura popular brasileira;

– Alimentar a capacidade de argumentação;

– Estimular a diversidade e o respeito entre as pessoas;

 

Método didático:

As aulas serão baseadas em dois livros chaves:

Jogos Teatrais, de Viola Spolin e Manual mínimo do ator, de Dario Fo, além de ter como embasamento o método Stanislavski. Também serão usadas como referência as cantigas populares, a
oralidade como registro cultural na contação de histórias e o mergulho na literatura, além de proporcionar o contato dos alunos com a peça teatral ainda em formato de texto, ou seja, fazê-los vivenciar uma experiência enriquecedora em gêneros de leitura que, geralmente, são pouco explorados no dia a dia escolar. Poderão ser utilizados recursos como: aulas no camarim para vivenciar a preparação de personagem e também aulas ao ar livre, dependendo do tema, além da possibilidade de trazer convidados especiais para conversar com os alunos, como por exemplo o autor da obra que irá ser apresentada no final do semestre. Também será trabalhada um pouco de língua inglesa como vocabulário durante as oficinas, para que os alunos se familiarizem com diferentes culturas.

 

Duração das aulas e da Oficina:

A aulas durarão 2 horas e acontecerão aos sábados, das 10:00 ao 12:00.

A oficina tem o início previsto para dia 13 de agosto de 2016 com final em 03 de Dezembro ( 4 meses), quando será encenado o espetáculo de encerramento de curso.

 

 

Ficou com alguma dúvida? Envie um email para contato@teatroumc.com.br

 

Inscrições abertas